Visão Geral do Currículo
A duração prevista para o curso é de 5 anos em 10 períodos semestrais e para fazer jus ao grau e ao diploma o aluno deverá cumprir um mínimo de 229 créditos sendo a carga horária mínima de atividades didáticas igual a 4255 horas.
O currículo é composto de Disciplinas e de Atividades Complementares, que são atividades didáticas que não correspondem a uma disciplina. Como mostra a Fig. 1, tanto as disciplinas como as atividades complementares podem ser classificadas em obrigatórias e de escolha. As atividades não obrigatórias são reunidas em conjuntos denominados Grupos de 1 a 4.
As disciplinas obrigatórias totalizam 181 créditos enquanto as complementares de escolha somam 42 créditos distribuídos entre disciplinas de escolha restrita e de escolha livre. As disciplinas de escolha restrita correspondem a conjuntos de disciplinas a partir dos quais o aluno faz a escolha de modo a totalizar um número mínimo de créditos. O Grupo 1 é composto de disciplinas da área de Ciências Humanas enquanto os Grupos 3 e 4 se caracterizam por conter disciplinas focalizando sub-áreas da Engenharia Civil ou áreas afins de outros cursos de Engenharia. As disciplinas de escolha livre são as oferecidas por qualquer curso da UFRJ, exceto o curso de Engenharia Civil.
As Atividades Complementares, também chamadas de Requisitos Curriculares Suplementares – RCS, se compõem de Estágio Obrigatório, Projeto de Graduação(obrigatório) e de Atividades Complementares Especiais – ACE , estas últimas reunidas no chamado Grupo 2, num total de 405 horas a serem preenchidas de diversas formas como mostrado na Fig. 1.
Do ponto de vista da distribuição ao longo dos 10 períodos letivos previstos, as disciplinas podem ser classificadas como se mostra na Fig. 2. Do primeiro ao oitavo período as disciplinas são comuns a todos os alunos e se dividem em dois subconjuntos:
- disciplinas de formação científica em matemática, física, química, computação e expressão gráfica;
- disciplinas do ciclo profissional, comtemplando os fundamentos das diferentes sub-áreas que compõem a engenharia civil: construção civil, estruturas, geotecnia, recursos hídricos e transportes.
Após cursar as disciplinas do núcleo comum o aluno opta por uma das cinco ênfases do curso. As disciplinas de ênfase ocupam o último ano do curso oferecendo aos alunos uma formação especial em uma das sub-áreas mencionadas. Estas disciplinas pertencem aos conjuntos de disciplinas de escolha restrita denominados Grupos 3 e 4 e são definidas por ênfase. As disciplinas do Grupo 3 podem ser caracterizadas como disciplinas optativas de conteúdo fundamental para a ênfase enquanto as do Grupo 4 podem ser descritas como disciplinas optativas complementares à formação em engenharia civil.